Notícias do Grupo Werlang

SOTAQUE GAÚCHO NO CINTURÃO

 

O mapa de fundo aqui mostra regiões agrícolas dos Estados Unidos como delineada por OE Baker em 1927. As fronteiras do Cinturão do Milho, tal como definido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em 1950, são super-imposto sobre a parte superior. Imagem cedida por Chris Laingen. Foto: http://goo.gl/C6xWfK

 

Nem mesmo a barreira do idioma intimidou um grupo de 10 produtores de ibirubá, Selbach e Colorado que  foram até os Estados Unidos para conhecer de perto como é a realidade da principal região produtora de grãos  do mundo, o chamado CINTURÃO DO MILHO (Corn Belt, em Inglês).

” – A otimização da mão de obra aqui impressiona. Os proprietários da fazenda fazem praticamente tudo, isso  sem contar o nível de tecnologia ” – disse Áurio Zanatta, 44 anos, produtor em Selbach.

Com apenas uma safra por ano, em razão do inverno rigoroso, os americanos não costumam ser      surpreendidos, trabalham com previsibilidade.

” – E se algo der errado, eles tem a produção garantida com o seguro rural ” – compara Clóvis Werlang, de  Ibirubá que organizou o roteiro técnico com a agência AgroBravo.

Além das lavouras de grãos, os produtores visitaram ainda, em um roteiro de sete dias, cooperativas, fábricas de colheitadeiras e tratores da John Deere, além da sede mundial da Dow AgroSciences.

 

 

Fonte: Zero Hora