Notícias do Grupo Werlang

Soja chega ao maior nível desde 2012 e supera R$ 81, diz Cepea

colheita_soja_18jc
Clima desfavorável à cultura no principal período de desenvolvimento do grão foi o principal motivo da alta de preços, diz o Cepea (Foto: Jonathan Campos/Ag. Gazeta do Povo)

Vendedores brasileiros estão negociando poucos lotes, em meio a revisões da expectativa de produção brasileira

 

A soja no mercado brasileiro chegou ao maior nível de preço desde setembro de 2012, de acordo com o indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Na última sexta-feira (13/5), a referência baseada no corredor de exportação de Paranaguá (PR) atingiu R$ 81,57 por saca de 60 quilos em termos nominais (sem descontar a inflação).

“O clima desfavorável à cultura no principal período de desenvolvimento do grão foi o principal motivo para esse cenário. Nesse contexto, vendedores brasileiros estão retraídos, negociando apenas lotes pontuais e no aguardo de valores ainda maiores no segundo semestre”, informa o Cepea, em nota divulgada nesta segunda-feira (16/5), lembrando que a produção brasileira teve expectativas revisadas.

O preço do farelo de soja acompanhou o movimento do grão e registrou alta de 5,6% entre os dias 6 e 13 de maio, de acordo com os pesquisadores. “Os compradores de farelo também passaram a adquirir o produto em pequenos volumes, à espera de um recuo nos valores para voltar a negociar quantidades maiores”, diz a nota.

 

Fonte: http://goo.gl/DU9YgT