Notícias do Grupo Werlang

Plantio do trigo se aproxima do fim na região de Ijuí e clima deixa produtores em alerta

(Foto: http://goo.gl/b82jwE)

 

Dentre os 46 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, ainda existem áreas a serem plantadas com trigo na atual safra. O agrônomo da Emater, Gilberto Bortolini, explica que ainda resta plantar entre 7 e 8% do esperado, especialmente na região do Alto Jacui, como Cruz Alta e Ibirubá, onde a área com o cereal é maior.

 

Em Ijuí o cultivo está praticamente encerrado, mesma situação da região Celeiro do Estado. Com o plantio praticamente encerrado, Bortolini ressalta que se confirma a perspectiva que havia de redução de lavouras com trigo.

 

Números oficiais vão ser divulgados nos próximos dias, porém ele antecipa que essa diminuição de área nos 46 municípios mencionados ultrapassa 20%. Quase todo o cereal está em desenvolvimento vegetativo. Em breve as primeiras lavouras já vão ter a planta em alongamento para emissão de cachos.

 

No atual estágio do trigo, o agrônomo da Emater pede atenção dos agricultores, visto que no momento a chuva, excesso de umidade e pouca luminosidade podem acarretar doenças na planta. Inclusive já há ocorrências de manchas folhares em algumas áreas, o que exigiu tratamento através de fungicidas.

 

 

Fonte: http://goo.gl/ch8kwE