Notícias do Grupo Werlang

Mapa divulga zoneamento agrícola da safra 2016/17

COLHEITA SOJA CAPINOPOLIS - Hugo Harada (30)-kpmB-U20621009347ING-1024x683@AGRO-Web
O produtor deve observar as recomendações do zoneamento para ter direito ao Proagro, Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural

Os produtos contemplados são o milho, soja, feijão, feijão caupi, arroz de sequeiro, arroz irrigado, algodão, girassol, mamona e sorgo

 

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nessa semana o zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de verão da safra 2016/2017. A medida, publicada no Diário Oficial da União, contempla os seguintes produtos: milho, soja, feijão, feijão caupi, arroz de sequeiro, arroz irrigado, algodão, girassol, mamona e sorgo.

A partir de uma metodologia validada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o zoneamento agrícola indica os tipos de solo aptos ao plantio, a época de semeadura e as cultivares recomendadas para cada município, O estudo é elaborado com o objetivo de atenuar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos. É um instrumento de política agrícola e gestão de riscos da agricultura.

O produtor deve observar as recomendações do zoneamento para ter direito ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), Proagro Mais (para a agricultura familiar) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural. Além disso, alguns agentes financeiros já estão condicionando a concessão do crédito rural ao zoneamento, que hoje contempla 40 culturas.

No Paraná, o plantio de soja foi antecipado em 10 a 20 dias em vários municípios como Londrina e Guarapuava.

 

Veja a notícia na íntegra: http://goo.gl/zeXOgi